terça-feira, janeiro 06, 2009


Reticências

Talvez seja a maior dor das pessoas hoje, o fato da gente viver rodeado de muita gente "ao nosso redor", mas poucas as pessoas que conseguem verdadeiramente diminuir distâncias. Quem disse que estar no meio de muita gente é garantia de ter alguém? São poucas as pessoas na vida que são capazes de nos deixar a vontade "pra gente ser o que é de verdade". São poucas as pessoas que conseguem diminuir ou fazer cessar nossa solidão. Porque a solidão só vai embora quando o coração consegue ser 'o que ele é, fazendo aquilo que ele quer', sem precisar mentir, inventar ou usar máscaras. São poucas as pessoas que conseguem trazer alegria e vida a outra pessoa que há muito tinha perdido o sorriso, e o sentido do riso. Dá pra contar nos dedos as pessoas que nos devolvem aquilo que perdemos em algum momento, e que há muito a gente precisava reencontrar - CORAGEM DE ACREDITARMOS EM NÓS MESMOS.

O milagre maior, e que muita gente precisa, é esse - Uma Pessoa-Jesus na sua Vida. Padre Fábio de Melo diz que o que mais o encanta em Jesus não é sua capacidade de ressuscitar os mortos, mas a sua capacidade de dar alegria aos vivos. Por isso ele acredita que há pessoas que são "Jesus" para outras pessoas. Pessoas que entram na vida de outra, de "sopetão", e devagarzinho vão se instalando, trazendo alegria e vida para quem há muito tinha perdido o sorriso e o sentido do riso. E, sem tecer planos ou mirabolantes táticas, se percebem vivendo um "milagre" naquele momento de suas vidas - "o de vivenciar Jesus" através do Amor. Essa pessoa que chega, conquistando sem querer conquistar, consegue afastar nossa solidão (mesmo quando ausente ou distante). Devolve aquilo que perdemos em algum momento de nossas vidas, e que há muito tempo sentíamos necessidade de reencontrar: "A coragem de acreditar em Nós mesmos". Meninos Jesus. Meninas Jesus. Homens Jesus. Mulheres Jesus. "Pessoas com a capacidade de trazer VIDA. Alegria".

Sabemos que muita gente "não gosta de expressar a crença em Jesus". Carolice, Beatice, ingenuidade ou burrice, são muitas as maneiras de taxar quem observa a fé em Deus. Então, o que temos, é uma centena de conceitos para a mesma coisa - Pessoas Jesus são "almas gêmeas", "almas irmãs", pessoas "predestinadas", ou simplesmente pessoas que conseguem tocar nosso coração através do Amor. E nos fazem voltar a viver.

Dizem que na China há um rio chamado Amarelo, e diferentemente de outros rios, ele acaba antes de chegar ao mar. Um rio só existe porque o destino dele é chegar no mar. E esse rio Amarelo não chega. Fico pensando que há muitas pessoas semelhantes a esse rio amarelo - já acabaram e não morreram. Ainda estão de pé, mas não são capazes de alimentar sonhos ou acreditar nelas mesmas. Já não se permitem ser felizes, já não tecem esperanças. Já se foram, e continuam vivendo. Já não são capazes de alimentar sonhos, de acreditar no amor, de confiar em Deus. Já não são capazes de acreditarem quando a oportunidade de uma pessoa Jesus acontece em suas vidas. Se acostumaram com as suas vidas. Só estão de pé, mas a vida mesmo já se foi há muito tempo. Até o amor vai embora quando a gente se acostuma. O costume mata a paixão. O costume mata o amor. Porque a vida, o amor, e a paixão, só sobrevivem de surpresa.

Muita gente olha pra você e diz "você não tem mais jeito mesmo", e isso faz você ir se acostumando com essa certeza de que "não tem mais jeito", de que "você é um caso perdido". Hoje eu não tenho outra coisa pra lhe dizer a não ser isso: O Deus que eu gosto de anunciar, O Deus que me dá alegrias todos os dias e que preenche meu coração "Não se cansa da Gente". "Deus ainda acredita em você". Deus só quer diminuir distâncias, paa que você não seja como o rio Amarelo, que acaba antes de morrer.

"Onde é que você vai com tanta pressa, se imaginando com tanta coisa pra fazer... Senta aqui, os seus olhos me revelam tanta sede, mas tem coisas que Eu não posso fazer, dependem somente do seu querer. O milagre se dá por duas vias: uma é minha, a outra eu deixo pra você". Não diga nada, silêncio é palavra que não faz segredo, se for preciso enxugo seu rosto, lágrimas são fragmentos de histórias que eu posso entender. Eu lhe vejo entrelaçado em tantos erros, machucando tanta gente sem saber... Não tarde em chegar, espero por você."

------------------------------------------
Reflexão do Padre Fábio de Melo, show em Cantagalo - 19/07/07. Podem ter ocorrido alterações, as pessoas jamais guardam as palavras na mesma ordem em que foram proferidas. Talvez tenham sido preenchidas lacunas, em virtude do vazio da memória. Mas o sentido permanece o mesmo. Pelo menos é essa a esperança que eu cultivo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial