segunda-feira, fevereiro 11, 2008


DESCAMINHOS

Engraçado como são os finais dos arco-íris que imaginamos aparecer em nossas vidas. Mais hilariante (se não fosse doloroso e trágico) a maneira como nos conduzimos pelo caminho. Por que não viver aquilo que sentimos? Por que vamos até o fim, em relações que sabemos inúteis, e que nos fazem angustiados e amargurados? Por que nos iludimos, justificando ests escolhas em prol do filho, pela família, quando a verdade é que, sem nos verem felizes, nada crescerá sadio? Qual é o filho que, vendo seus pais mantendo uma relação sem paixão e socialmente (aparentemente) aceitável, conseguirá crescer sem ansiar por amor, por momentos de paixão, por vida e alegria? Surpresa, Ling-Lee, esta não é uma maneira adorável de contar a você como já fomos tolas. A deliciosa novidade é que eu sei que você está de cabeça cheia, aborrecida pela rotina e cansada de tantas reclamações, portanto, não se importará com aquilo que eu escrever, e nem precisará fingir que não concorda com tudo isso. Aposto que, se você persistir, sairá desse descompasso, o que não será nada surpreendente, considerando que você é a mais especial e inteligente das pessoas. Depois, o texto abaixo não é meu. É retirado do livro da Cecelia Ahern, assim, com as emendas de adaptação 'de sempre'. Quem conta um conto sempre aumenta um ponto, não? Então, leia isso como: "Eu não tenho culpa de nada daquilo que você interpretar daqui". Afinal, somos peritas em retirar sorrisos, de toda e qualquer situação que nossas tolas mentes inventam em nossa realidade. Quer saber? O meu arco-íris termina nem sei onde, mas SEI ONDE COMEÇA. E isso é o que importa (para mim!) - saber onde eu sinto que é meu lar. Onde ficou o meu coração.

:::

Como duas pessoas conseguem se perder, e marcar bobeira por 30 anos, apenas por não dizerem a verdade daquilo que sentem um pelo outro. Ou, resumindo, como agem duas pessoas medrosas, inseguras e sem coragem para dizer e assumir aquilo que sentem, e pelo que o coração exagera em bater:::


:::

DE ROSIE
PARA STEPHANIE (irmã de Rosie) e PARA RUBY (melhor amiga)
Assunto TÃO ROMÂNTICO

Oh, Steph e Ruby, foi tão romântico! Eu não tinha absolutamente a mínima idéia que ele me pediria em casamento! Ele me levou para passar o final de semana fora, numa cidadezinha no oeste do qual nunca ouvi falar, portanto não vou sequer tentar soletrá-la. Ficamos em uma encantadora pousada, e comemos em um restaurante chamado Presa do Pescador. Adorei a salada! Tínhamos o local inteiro para nós. Ele me pediu em casamento durante a sobremesa, e em seguida caminhamos ao redor do lago, e voltamos para a pousada. Foi reservado e tranquilo, mas muito romântico.


DE STEPHANIE
PARA ROSIE
RE: TÃO ROMÂNTICO

É engraçado, Rosie, ler isso, porque conheço você. Sempre pensei que você tivesse dito que queria fogos de artifício e romance, pétalas de rosa e violino enquanto seu companheiro ficasse de joelhos e lhe propusesse casamento diante de uma multidão arquejante e chorosa. O pedido de casamento parece romântico, e tudo mais, mas o que aconteceu com seu sonho? Será que você não está se iludindo? É esse homem que você ama, ou que diz amar você? Mas, se a ama, como não conhece você? VOCÊ DETESTA CIDADEZINHAS LINDAS! VOCÊ DETESTA POUSADAS! VOCÊ DETESTA PEIXE! VOCÊ DETESTA LAGO! É isso o que quer para sua-vida-inteira, permanecer ao lado de alguém, tendo que reinventar outra Rosie?


DE RUBY
PARA ROSE
RE: TÃO ROMÂNTICO

Ele a pediu em casamento em Bogger-reef? Mas você gosta de cidades grandes, metrópoles, barulho, poluição, luzes brilhantes, pessoas e prédios altos! Você é obcecada por hotéis, quer ser administradora de um, vive num deles, e pra você a melhor coisa é ficar num hotel, e ele a levou para uma pousada nojenta no meio de lugar nenhum? Afinal, foi a você que ele queria propor casamento? Tem certeza de que ele não está confundindo você com alguém? Você matou de fome o peixinho dourado de sua irmã, você tem ânsia de vômito sempre que vê alguém comendo ostras, você tapa o nariz sempre que come atum, acha que salmão defumado é obra do diabo, e lagostins a fazem vomitar!!! Você sempre diz que salada é para coelhos ou modelos, VOCÊ ADORA O MAR, quer viver numa praia, secretamente quer ser uma sereia, acha que lagos são tediosos, e diz que lhe falta o drama do mar para viver!!! Oh, por favor, se esse homem não consegue ver quem é você, pare de mentir para si mesma, Rosie, porque você também não o conhece. Quer parar de tentar esquecer aquele-que-não-posso-falar-o-nome, e ir atrás de viver esse sentimento? Pelo menos, o início do caminho será verdadeiro. Detesto quando você sabota seu mundo, pra sobreviver.


DE ROSIE
PARA ALEX
ASSUNTO: SOS

Alex, por favor, salve-me de minha família e amigos. Eles estão me deixando louca. Aquele seja-lá-qual-for-o-nome-dele me pediu em casamento, me levou para uma cidadezinha tranquila no interior, ficamos em uma linda pousada, comemos em um simpático restaurante "Fisherman Catch", adorei a salada, e enquanto eu estava com a boca cheia de profiteroles de chocolate, eu disse sim, fizemos um passeio pelo lago, e observamos a lua sobre a água. Não é romântico? Você não sente que é amor? Todos acham que me conhecem melhor do que eu mesma, acredita? E ficam dizendo que não sou eu que fui pedida em casamento, como também não é com ele que quero me casar. O que você acha? Poderia ser diferente?


DE ALEX
PARA ROSIE
RE: SOS

Quão melhor? O que você teria feito para torná-la melhor? Claro, todos parecem conhecê-la melhor que você, ou é você que está com medo de saber o que você realmente quer? Quer que eu vá em frente e diga a verdade? Bem, isto soa como um desafio! Rosie, primeiramente, eu a teria levado para um hotel na costa, de forma que sua suíte tivesse a melhor vista do mar possível. Você poderia dormir ouvindo as ondas batendo de encontro às rochas, eu espalharia sobre a cama pétalas de rosas vermelhas e acenderia velas por todo o quarto, colocaria seu CD favorito para tocar baixinho ao fundo, mas não a pediria aí. Eu a levaria para um local onde houvesse enorme multidão, para que todos ficassem sem fôlego quando eu me ajoelhasse e fizesse o pedido. Ou algo assim. Perceba que coloquei em itálico as palavras indispensáveis ao momento. O momento que pertence a você. O tempo todo você fala de seus sonhos. O tempo todo, minha querida. O tempo todo. Quem quer que conheça um pouco perceberá que é mais ou menos o tipo de coisa com que sempre sonhou. Mas se você não consegue gostar tanto de si mesma, para acreditar que merece o melhor, que pode viver um relacionamento onde há sentimento verdadeiro, então, pode ser que "goste de pousada e outros tantos mais", e justifique que teve "sorte" em arrumar alguém que não sabe quem você é. É, vá em frente, todo mundo pode brincar com o destino, e bagunçar sua vida. Mas não demore, viu? Você faz falta, sendo você mesma.

:::tempo

DE ROSIE
PARA ROSIE (uma forma de decidir o que fazer)
ASSUNTO O FINAL

Não posso acreditar que permaneci por tanto tempo num casamento, fingindo que era feliz, forçando-me a esconder sentimentos, renunciando a tanta coisa. Mais uma vez, não sei absolutamente para onde estou me encaminhando. Parece que a cada poucos anos junto os pedaços de minha vida e começo do ponto de partida em todas as direções. Não importa o que eu faça ou o quão duramente tente, parece que não alcanço as vertiginosas alturas da felicidade e da segurança. SErá que é porque eu saboto o caminho que me faz feliz? Não estou querendo me tornar milionária e viver feliz para sempre. Refiro-me apenas a chegar em casa querendo estar ali. Olhar ao meu redor e soltar um suspiro de felicidade quando avistar a pessoa que partilha a minha vida. Pensar: "Agora estou onde quero estar". Estou perdendo algo, sabe? Aquela "centelha" especial que a vida supostamente deve trazer. Tenho um emprego, uma filha, família, admiração, sucesso, apartamento, carro, mas perdi a centelha. Eu quero não precisar me convencer que amo alguém. Todos querem brincar de família feliz, mas as coisas não funcionam assim. Pelo menos, não para mim. Eu não reconheço essa pessoa que me tornei. Mas tenho certeza que eu sei onde posso começar, para ser feliz.


DE ROSIE
PARA ALEX
ASSUNTO: QUER SE CASAR COMIGO?

Suspiro alto. É assustador falar o que sinto. De verdade. Mas aprendi que não faz sentido fingir orgasmos e sonhar com você, pra que outro tenha algum prazer. Aprendi que um lar não é um lugar, é um sentimento. Posso tornar o apartamento tão bonito quanto conseguir, colocar tantos vasos de flores no peitoril das janelas quantos quiser, colocar um tapete de boas-vindas na porta de entrada, pendurar uma placa de "lar docelar" sobre a lareira e começar a usar aventais e bater bolos, mas a verdade é que sei que não quero ficar aqui para sempre. É como se eu estivesse esperando em uma estação de trem, fazendo apresentações para juntar um pouco de coragem, apenas para pegar o próximo trem. E, claro, a coisa mais importante que é minha filha. Onde quer que ela esteja deveria se parecer com um lar, mas não é assim porque criar um lar para ela depende de mim. Sei que ela crescerá, e daqui um tempo não precisará mais de mim. E não quero passar minha vida sentindo uma saudade louca. Há tantas coisas que aconteceram comigo, pequenas coisas bobas do dia-a-dia que desejo ardentemente lhe contar. Como o fato de que meus sentimentos mudaram muito, desde aquele nosso beijo. Eles se intensificaram a cada dia que passou. Vou direto ao assunto porque se não disser o que preciso dizer agora, temo que nunca seja dito: Preciso dizer. Hoje o amo mais do que nunca; desejo-o mais do que nunca. Preciso de você, mais do que nunca. Sou uma mulher, e sabe, não temos mais vinte anos, e estou me sentindo uma adolescente apaixonada, pedindo-lhe que me dê uma chance e me ame em resposta. Porque amo você de todo coração. Sempre. Mesmo quando dizia que te odiava. Faça-me a mulher mais feliz desta terra, ficando comigo. você é mais do que bem-vindo para ficar comigo quando achar que estiver pronto. Com todo o meu amor,


DE ALEX
PARA ROSIE
ASSUNTO: SIM

Rosie,
Tenho quase absoluta certeza que essa carta vai chegar, quando você já estiver nos meus braços. Porque estou saindo de casa agora. Para ficar com você. Não quero mais fingir que tudo está perfeito, porque vejo que não está. Eu fiz isso por dez anos, junto com alguém. Foram mais de cinco anos com outra pessoa. E meus olhos sempre me traíram, de tempos em tempos. A tristeza estava ali, ou por aqui, remoendo por dentro. Você merece alguém que a ame a cada batida de seu coração, alguém que pense a seu respeito a cada instante, alguém que passe cada minuto do dia apenas se perguntando o que você está fazendo, onde está, com quem está e se está bem. Eu não sou assim, mas sabe que faço o melhor de mim, não é? Afinal, você precisa mesmo é de alguém que possa ajudá-la a alcançar seus sonhos, e protegê-la de seus medos. Alguém que vá tratá-la com respeito, que ame cada aspecto seu, especialmente suas falhas. Você deve ficar com alguém que possa fazê-la feliz. Realmente muito feliz, flutuando de felicidade (algumas vezes, pelo menos). Alguém que deveria ter aproveitado a chance de estar com você ano atrás, em vez de ter se assustado e amedrontado demais para tentar.

Não estou mais assustado, Rosie. Não tenho mais medo de tentar. Sei que vou morrer se a vir se afastando com alguém, para percorrer o resto da sua vida. Não quero mais imaginar isso, antes de ser capaz de lhe dizer como eu sinto ou abraçá-la, ou o quanto a desejo. Já fiz da maneira errada. Mas lembra, eu também falei que fazia isso: na primeira escolha eu sempre erro. Eu nunca deveria ter deixado que seus lábios se afastassem dos meus. Nunca deveria ter me afastado. Nunca deveria ter entrado em pânico. Nunca deveria ter passado todo esse tempo sem você. Dê-me uma chance para compensá-la. Esta é a nossa oportunidade, não perca tempo em vinganças. Não desista de mim. Precisamos parar de ter medo e agarrar a chance. Se eu quero casar com você? Só posso prometer que a farei feliz. Isso é um sim (antes que você não entenda, e decida-se por outra interpretação rsrs). você acha que estou pronto? Hum... Esta parte deixo para você conferir pessoalmente.
Com todo o meu amor,
Alex

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial