quarta-feira, novembro 07, 2007


VALORIZAR-SE É A DICA.

TERAPIA DE 5 MINUTOS
[que podem lhe poupar muito tempo jogado fora!]

Quando eu abro uma revista Nova, gosto de dar uma olhada nas palavras de aconselhamento do Dr. Paulo Gaudêncio. São fortes, nada concessivas, nada "de panos quentes". Vou transcrever uma.

Num feriado, meu namorado viajou, sem me avisar, para Juiz de Fora, onde acontecia o JF Folia. Não gostei, mas fiquei quieta para não brigar. Aliás, não discutíamos havia um bom tempo. O malandro só me telefonou dois dias mais tarde. Passei o fim de semana imaginando traições. Na volta, depois de ouvir uma bronca, ele esfriou comigo. Parece que continua na relação por obrigação. Esqueci o episódio, ele não. Fico imaginando que pode estar deixando de gostar de mim. Como devo agir?

E a resposta do Gaudêncio:

ESSE HOMEM NÃO ESTÁ DEIXANDO DE GOSTAR DE VOCÊ. ELE JÁ DEIXOU. Não vejo como salvar o namoro, mas você pode aprender, para que essa situação não se repita mais. As bases são:

1. POR QUE ELE VIAJOU SEM AVISAR?
O rapaz já estava frio. Caso contrário, não teria ido sem dar um alô. Apesar de ainda não ser oficial, o namoro acabou faz tempo. Por quê? Vou explicar a lei da oferta e da procura: quando tem safra de uva, o preço cai lá embaixo. No campo afetivo é igualzinho. Como dizia minha avó, quem abaixa muito, a calcinha mostra. Faz tempo que você anda abaixando. E isso faz você valer cada vez menos.

2. POR QUE EVITA TANTO A DISCUSSÃO?
Você diz que ficou quieta para não brigar, que não discutiam havia um bom tempo. No entanto, para manter essa "aparente calmaria", fingiu que não ligou para o que o rapaz fez e engoliu, provavelmente, não pela primeira vez, uma agressividade sem tamanho. Mais um sapo. Agindo assim, engana a si mesma (afinal, não gostou nem um pouco da situação). Engana o moço (uma vez que não disse isso a ele assim que se deu conta do fato). Guarda a raiva. O máximo que consegue fazer é chamar o cara de malandro e ficar "imaginando as piores traições" sozinha, em casa. Pois saiba que toda vez que se comporta dessa maneira, engolindo um sapo, perde valor.

3. EXISTE COMO REVERTER ESSA SITUAÇÃO?
Para seu próximo relacionamento, meu conselho é que NÃO SE DESQUALIFIQUE TANTO. Como? Colocando limites. É preciso contar a quem está ao seu lado o que a desagrada ou incomoda. É um jeito de se valorizar.

4. E O QUE FAZER AGORA?
Minha cara, você precisa aprender a enterrar o morto. Nesse relacionamento, só vai se desvalorizar cada vez mais, acredite. Você provavelmente se lembrará dessa micareta para todo o sempre. Não esqueceu (como diz ter feito), nem vai esquecer. O ressentido tem memória. Ele re-sente, sente de novo e de novo, o que não foi expresso na hora em que ocorreu. Por isso, Freud dizia que o inconsciente é atemporal - não existe passado, tudo é presente. E mesmo assim, tem pessoas que encaram "relacionamentos" ou compromissos como "jogos". Tem que ir até o final. Não sabem nem porque, mas como são teimosos, continuam ressentidos pela vida inteira. Questão de gostar da dor ou de achar que não merecem a paz de algo melhor.

5. PLANO DE AÇÃO.
Chega de engolir a raiva. Faz mal para a saúde física e emocional. Corre-se o risco de somatizar, ficar deprimida, ou sair por aí descontando a agressividade em todo mundo. Nada pior do que permanecer calada, engolindo desaforos, fingindo que está tudo bem. Não viva de aparência, Aparente o que Sente. Lembre-se deste lema: Se eu estou errado, amigo fala PARA mim, e não DE mim.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial