quarta-feira, agosto 01, 2007


GATOS.

Pensou que eu havia esquecido do seu sonho de gatos, Milady? Ora, que diacho de inconsciente, eu-cachorro, você-gatos. Viu, já comecei a te dar o pontilhado, tudo começa na quantidade (sem rir eu não vou até a esquina). Nunca é demais repetir que os sonhos são individuais, e é impossível decifrar com base em sonhos de outros. O que eu posso fazer é "evocar respostas, bordar as beiradas, cintilar o caminho". Dizem que quando sonhamos com "animais de estimação", estilo gato, cachorro, cavalo, estamos espelhando nossas características. Animais selvagens seriam as paixões avassaladoras e sensuais, isso segundo Freud, que pensava bastante em sexo e instintos diabólicos.

No seu caso, preto-no-branco. Dois lados, dois caminhos, um conhecido, outro escuro atroz. De qual tinha medo? A qual se aconchegava? Havia algum que despertava o sentido de passado? Quem lhe trazia consolo? Gato sugere inteligência e esperteza, mas também liberdade. Aqui, eu, que gosto demais desses bichanos, diria que a principal lição é CONFIANÇA.

Pense aberto - quando você acordou e ousou refletir sobre "gato", seu pensamento deve ter caído naquela lenga-lenga de "são traiçoeiros, não se afeiçoam jamais a alguém, vivem indo e voltando, jamais ficam sob o domínio de algo". Aí está o destino das coisas: GATO NÃO É SUBMISSO, QUERIDA.

É um desperdício tentar domar um gato; cachorro se domestica, gato a gente aprende a deixar livre e CONFIAR. Aprende a Amar algo abrindo mão do domínio, do ciúme, da POSSESSIVIDADE. Saber que pode não voltar, e ve-lo novamente ao seu lado quando chega em casa é alegria indescritivel. Todo dia é uma escolha; todo momento é "saber que ele está ali PORQUE QUER, não por necessidade, por vontade alheia ou fato que alguns carregam dentro de si".

Sim, há gatos que ficam voltando pela comida. Tão e somente. Mas estes jamais se achegam tão profundamente, a ponto de nos deixar suspirando. É o amor que faz com que eles se mantenham leais. Que mantenham vínculo. Que faz com que ele bata a porta, mesmo sabendo que esta pode estar fechada para sempre. Gato também pode ser defensivo e vingativo, e talvez o preto contenha um pouco disso. Sabem dissimular tudo muito bem, os espertinhos.

Eta peste, de novo paulada! Cabe mais desculpas? Pra equilibrar, paulada nos dois, a frase é do Ian McEwan (brilhante, como sempre).

"Eu me dava parabéns de hora em hora pela minha recente promoção de animal de estimação a amante, e deitado de costas, com os braços cruzados na nuca, pernas cruzadas, eu especulava sobre promoção maior ainda, de amante a marido".

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial