quinta-feira, maio 03, 2007


Significados:.

Quanto as flores, deixa o Girassol em outros campos, para eu apreciar, não para tê-lo sob minha guarda. Infelizmente, não vejo essa flor com olhos de enlevo. Amarela, muito forte. Muito grande. E invariavelmente voltada para a mesma coisa, sempre. Ah, sei, argumentarias que isso é próprio do amor, lealdade, devoção, a cabeça seguindo o sol através do céu. Nada contra as mulheres-girassóis; apenas gosto de também ser o sol de alguém.

Também tem outra - ela tem um enorme potencial para morte. Devido a fragilidade do seutalo, suas chances aumentam bastante; um toque mais forte e... a cabeçona jaz para baixo, e até hoje por mais estacas e cuidados, jamais consegui devolver a cabeça ao nível certo. Além de nascer uma única vez durante o ano, deixando após sua morte uma desolada imagem - os talos enormes não são nada bonitos, ainda tem a particularidade de serem flores-do-verão, eu flor-do-inverno, bem sabes disso. Ah, mas em prol de seu objeto-deleite, diria que para afugentar os mosquitos dos melões, não tem flor-planta que dá mais sorte!

Fecho os olhos e consigo visualizar você teimando comigo, e perscrutando tudo o que escrevi, corrigindo frase por frase. Sei, O nome girassol vem de sua flor amarela que acompanha as diferentes posições do sol, girando com ele, até seu amadurecimento, quando ele se fixa na posição do sol nascente. Mas é que dizer que a cabeçona segue o Sol parece tão mais fácil... Bem, você teria razão em dizer que omiti detalhes pitorescos, pois temos realmente culturas que são apaixonadas por essa flor, já que para estas o seu cultivo traz fama, sucesso e felicidade. Outros ainda concedem-lhe atributos como nutrição, poder, calor e altivez, por sua devoção ao Sol. Dizem que dar um girassol a alguém que acabou de abrir seu próprio negócio pode significar ouro e fortuna.

Além disso, o Feng Shui diz que esta flor é a integridade e força que temos dentro de nós, e que podemos transmitir aos outros, significando longevidade e lealdade, energia positiva no ambiente. Cá pra mim não sei como simbolizar "longevidade", já que, se não morre de causas naturais em 3 estações do ano, o talo consideravelmente é um grande risco-morte.

Uma crendice húngara afirma que se algumas sementes de Girassol forem colocadas na janela, ainda no princípio da gravidez, nascerá um menino. Outra crendice, desta vez brasileira, diz que é possível curar a infertilidade, apenas colocando suas sementes ao sol. Já a superstição espanhola conta que é preciso onze dessas flores para ter sorte. A despeito de tudo isso, vamos as razões que cercam meu estremecimento antagônico por essa flor-girassol.


Parece tão bonita esta imagem... Porém a arte holandesa deste período é frequentemente sobre a brevidade da vida e esta imagem não é nenhuma exceção. Um caracol rasteja sobre a data - 1663 - no fundo da pintura. Os caracóis e os insetos, por causa de seus ciclos de vida curtos, ilustraram a brevidade do tema da vida e foram usados frequentemente na arte holandesa. No centro, a bolha representa algo que perfeitamente é dado forma e pode desaparecer em um instante. Finalmente o próprio girassol, sobre peitoril da janela, é usado porque é uma flor que mostra a beleza da luz por um espaço curto de tempo.

Na mitologia grega, Clytie era uma ninfa que caíra desesperadamente por amor ao deus do sol, Apollo. Assistia-o em sua jornada diariamente, de leste a oeste, mas seu amor nunca foi correspondido. Apollo transformou Clytie de uma ninfa da água em um girassol, porém sua devoção resistiu a essa transformação, procurando-o ainda, todos os dias, de leste à oeste, progressivamente, seguindo os movimentos de Apollo da mesma forma dos movimentos do girassol em relação ao sol. Amor não correspondido. Platônico, pior ainda!!!

Mesmo que tudo isso fossem apenas "resquícios de crenças absurdas", a imagem do girassol, para mim, está associado a sofrimento e dor. Girassol pra mim significa Amor em Suspenso, aqueles dramáticos loves em que o homem e a mulher sabem que estão apaixonados, são retribuídos, mas por obra e graça da Sociedade e suas famosas tolices regrais, ou fraqueza das partes, associadas a visão destas de barreiras enormes, preferem o cômodo sofrimento solitário junto ao obstáculo imenso que vêem. Lara, quando estava com Jivago, no hospital improvisado, durante a guerra, em Dr. Jivago, quando se despede após se apaixonarem, tem girassóis por todo lado. . Sem falar que tenho uma amiga cuja mãe é adoradora-compulsiva destes amáveis seres, e tudo que tem na cozinha e na sala, fora no seu quarto, tem amarelo e girassóis. Ah, no setor amoroso, triste sina esta mulher tem de amar e sofrer por homens que jamais cogitaram em gostar dela. Deus-me-livre disso, já tenho tanto trambolho pra retirar do caminho, um girassol iria estragar minha vida, como diz Beatriz a cada não contundente.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial