domingo, maio 13, 2007


Casa-de-chá em alto mar:.

Fico abismada ante as metáforas que trocamos para nos reconhecer. "Autoconhecimento" tem sido uma meta diária mútua, mas nossa rota nessa direção usa mares nunca dantes navegados, mesmo obscuros e além de minha inquieta imaginação. Você percorre ruas com cheiro de maresia, e afaga seu olhar em doces andorinhas, já eu sinto meu rosto rachar pelo vento açoitante, ou meu corpo cozinhar quando o sol se mostra forte e impávido. É, o lugar onde estou é transitório, apesar de fazer parte de mim. Porque lar é o lugar onde não sentimos medo, quero muito chegar lá, pra poder desfrutar desta segurança e estabilidade. E já que teremos que nos lançar ao mar, e navegar, acho bom o começo pela base que nos levará. Gostei desse, Peixinho, um barco 410.


"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas", vou marcar no lado sudoeste, em azul-anil.A concordância sobre o meio pelo qual nos lançaremos ao mar é indicativo de que temos os mesmos valores e metas? Responde daí, que por enquanto ainda estou na fase "decorativa" - oceano glacial antártico, no Sul. Oceano Glacial Artico, Norte. Ah, no final o que importa é que todos são glaciais, baby.

Olhando os mapas, grata surpresa - não é que derrota nessa área tem sabor de vitória? Percurso realizado, enquanto rota é o percurso planejado. Se é necessário utilizar a bússola, é porque não temos o destino no visual? Como eu irei andar de olhos vendados, se não for pra me guiar por seu aroma? Também a dualidade de rumo não pode mais ser justificativaa, se o rumo lido na carta é o Rumo Verdadeiro, orientado pelo Norte Verdadeiro, ou seja, pelo Pólo Norte, teríamos então um Rumo falso, orientado por um Sol ilusório, dominado pelo coiote-que-prega-muitas-peças? Nesse ínterim, já me perdi, "pois a meticulosa prudência deixa de ser virtude no momento em que passa a ser estorvo - lastro demais e pouca vela", como bem colocou Sérgio Buarque de Holanda.

Os antigos navegadores costumavam usar papel de seda sobre o mapa original para protegê-lo, para poder rabiscar rotas, e às vezes comparar as rotas em mapas de outros navegadores, mas o original, sempre guardado. Tudo bem que o seu fique no cofre ou embaixo de sua cama, porém eu tenho o direito de olhar, lembro que o segundo passo essencial é a Confiança, vai pular para o Oceano-sem-fim no meio da rota? Como vai ser capaz de me orientar, se eu não puder fechar meus olhos e me permitir seguir pedaços com os seus?

Também não me importo com eventuais e ilusórias discrepâncias, nem em saber qual é o mapa que está correto, pois o que eu almejo é uma conjunção - cada um tem um dom para um ponto de controle, que vai atingir um detalhe relevante. Veja, estou sendo uma marinheira aplicada, o que não faço pra permanecer mais tempo no mesmo rumo que o seu? Lógico que por muito tempo vou carregar a cola anexa.


Mar Mediterrâneo = Norte da África e Sul da Europa / Mar Vermelho = faixa que desce lateralmente ao nordeste da África / Tasmânia = Sul da Austrália (no pequeno triangulo ao Sul) / Nova Zelândia = Sul da Austrália (faixa em verde no mapa) /Oceano Pacífico = (à esquerda das Américas do Norte, Sul e Central)/ Estados Unidos = América do Norte (azul claro) / Rússia = Ásia (maior país, bege) / Japão = Oceania (direita, azul-escuro) / Canadá = América do Norte (ao norte, cor café) / França = Europa (à esquerda da bota Itália em amarelo) / México = América do Norte (sul, em roxo) / Itália = Europa (a bota, bege) / Suécia = Norte da Europa (vinho) / Inglaterra = Noroeste da Europa (roxo) / África do Sul = África (ao sul, azul claro) / Alemanha = Europa Central (ao centro, verde) / Egito = Nordeste da África (verde claro) / Vietnã = Sul da Ásia (em amarelo) / América Central (entre América do Norte e Sul (circulo de países pequenos) / Golfo Pérsico = Sul da Ásia à esq. (entrada entre os países rosa e azul.)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial