sábado, julho 08, 2006


Você se cala, eu ouço:.

.:De todos os sentidos, o mais importante para a aprendizagem do amor, do viver juntos e da cidadania é a audição. Disse o escritor sagrado: "No princípio era o Verbo". Eu acrescento: "Antes do Verbo era o silêncio." É do silêncio que nasce o ouvir. Só posso ouvir a palavra se meus ruídos interiores forem silenciados. Só posso ouvir a verdade do outro se eu parar de tagarelar. Quem fala muito não ouve. Sabem disso os poetas, esses seres de fala mínima. Eles falam, sim. Para ouvir as vozes do silêncio.

Existem milagres todos os dias. Só não paramos para ver "em detalhes” nosso cotidiano. Bênçãos para agradecer, mas esquecemos porque deixamos de ouvir e sentir tanto amor que chega até nós. A junção do girassol com a Tulipa provavelmente dará uma bela margarida-parecida-com-girassol Lavanda. E quem passar por ela, há de sentir o cheiro de Alfazema, mas crer que é lavanda que leva na alma, ao caminhar. Flor-única. Se as palavras que vi ou li me fizeram chorar? O amor não fere, apenas tenta, suavemente, nos tocar mais firme, para ver o quanto aguentamos. Uma bateria de testes. A magia do sentimento se faz presente nos interstícios silenciosos que há entrelinhas. É nesse silêncio que se ouve a melodia que não havia. Todo mundo quer falar. Ninguém quer ouvir. Todo mundo quer ser escutado. Amamos não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A escuta bonita é um bom colo para eu me assentar; e nessa terra eu garanto: haverá sempre flores, e nenhuma chance da semente azedar:.

----------------------------------
* Quando VERDE, autoria do Rubem Alves.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial