::::::


A clássica Lady Godiva, famosa pela sua história, e também por esta bela tela, mulher-sensual, de John Collier, "e quando a lua chega de repente, sai Lady Godiva pelos campos, nua, para reclamar seus direitos". Ao lado, suavizando, Pablo Picasso, com Rest, belíssima imagem de uma mulher amorosa e feminina.
::::::


O primeiro, um dos melhores de Gustav Klimt, meu pintor-number-one, num título pra lá de sugestivo: Sea Serpent. Ao lado, Bath, a mulher-latina, exuberante, das coxas e ancas grossas-grossas, por Fernando Botero.
::::::


Salvador Dali, com a magnífica Galatea of the Spheres, imagino-o perdido de amor por alguém, e não a compreendendo-o; ou quem sabe, perdido entre tantos ramos da mesma árvore-mulher. Em seguida, obra do gênio, Leonardo da Vinci, primoroso nesta Female Head (La Scapigliata), do ano de 1508, que retrata tudo ao mesmo tempo - suavidade, ternura, sensualidade e bondade.
::::::


Reclining Nude Prints, por Amedeo Modigliani, outro pintor desconhecido [até agora!] para mim. Mas devia adorar aulas de anatomia, seduzido pelo nu. Prefiro o coberto, que me dá margem a criatividade de descobrir... Ao lado, perfeição: Lady of Shalott, de John William Waterhouse, pela história, pela lenda-do-amor, pela sedução e sofrimento.
::::::



Primeira Tela: uma das minhas prediletas, War and Peace, de Pablo Picasso, para mim Perséfone em plena primavera, livre, dona-de-si, Senhora do Seu nariz. Em seguida, Evening Mood, de William Adolphe Bouguereau, cheio dos malabarismos e maneirismos, devia ler kama-sutra e fazer acrobacias. E a última dessa seqüência é MidSummer Eve, de Edward Robert Hughes, parecendo mais uma fada encantada das histórias e lendas antigas.
::::::



Pra encerrar: a primeira é Summer, de Mucha, que não me seduziu. Logo após, aquela que eu acho maravilhosa: Boreas, de Waterhouse, a mulher-mistério. Por último, uma cujo título me fascina, pelas entrelinhas em que me entremeio - Girl defending herself against love, pintura de Bouguereau, apesar de achá-la exposta demais.
Engraçado, não gosto muito de Bouguereau.
ResponderExcluirLady Godiva é um dos meus quadros preferidos, e os outros pré-rafalitas, como Waterhouse, eu também venero.