sábado, março 25, 2006


Pra não esquecer:.

Fico parada, por minutos, tentando ver o que não vi até então. E após um momento, volto e torno a analisar este quadro, na expectativa de saber o que queria dizer Clarice Lispector quando colocou num conto - "se eu me demorar demais olhando Paysage aux oiseaux jaunes, de Paul Klee, nunca mais poderei voltar atrás... coragem e covardia são um jogo que se joga a cada instante, assusta a visão talvez irremediável e que talvez seja a da liberdde. O hábito de olhar através das grades da prisão, o conforto de segurar com as duas mãos as barras, enquanto olho. A prisão é a segurança, as barras o apoio para as mãos. Então reconheço que a liberdade é só para muito poucos. (...)É que a possibiliade, que é verdadeiramente realizada, não é para ser entendida. E à medida que a pessoa quiser explicar, ela estará perdendo a coragem, ela já estará pedindo; Paysage aux oiseaux jaunes não pede. Pelo menos calculo o que seria a liberdade. E é isso o que torna intolerável a segurança das grades; o conforto desta prisão me bate na cara. Tudo o que eu tenho agüentado - só para não ser livre...."

E continuo usando as palavras de outra pra expressar ou justificar porque faço. É mais fácil, não compromete, e me deixa livre. Pra me contradizer após algumas estações, escrever... humildade, técnica, dom, talento ou covardia de falar? Alento. Minhas intuições e sentimentos ficam mais claras, a medida que deslizo sobre comportamentos e falas de outros, um modo de não mentir o que sinto, e jamais confessar o que se passa por dentro. Porque acredito que tudo se esclareça sem muita ajuda, quem se justifica demais, em palavras e falas, confessa a ação. Com o tempo, tudo o que a gente deposita na água, vêm a tona, se for mentira, pra esclarecer névoa e fumaça. Aceito o risco de "não saber", mas esperar o momento certo de compreender a atitude de viver apaixonadamente, cada minuto, sem esperar mentira, falsidade ou desonestidade - deixo tudo com o mar, as máres, descarrilho e naufrágio resolvem as pendências.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial