quarta-feira, fevereiro 22, 2006


De tudo, nada:.

Li, e achei o máximo. Do super Rubem Alves:

"Quando eu ainda era professor universitário fui nomeado presidente de uma comissão que iria examinar os candidatos ao doutoramento. Uma longa lista de livros havia sido preparada com antecedência, livros que os candidatos deveriam estudar. Aí no dia do exame eu tive uma idéia que submeti aos meus colegas e eles concordaram. Ao invés de inquirir os candidatos sobre as idéias de outros escritas nos livros, idéias que nós já conhecíamos, por que não pedir que eles nos falassem sobre suas próprias idéias? Falando sobre suas idéias teríamos condições de conhecê-los melhor. Assim, quando o candidato entrava na sala, trêmulo, esperando as perguntas terríveis sobre a bibliografia, eu lhe pedia: “Por favor, fale-nos sobre aquilo que você gostaria de falar...” Pensei que isso seria uma felicidade: falar sobre aquilo que pensavam!

Foi não. Foi um choque. De tanto ler o que os outros pensavam, eles se haviam esquecido daquilo que eles mesmos pensavam. Uma jovem entrou em surto, achando que se tratava de um truque. Poucos tiveram idéias sobre que falar. O que nos levou a pensar que talvez seja isso que aconteça: de tanto ler as idéias de outros, as pessoas se esquecem de que também podem pensar, e que o seu pensamento é importante. Excesso de leitura pode fazer mal à inteligência."

Com o que concorda Schopenhauer: “É o caso de muitos eruditos: leram até ficar estúpidos. Porque a leitura contínua, retomada a todo instante, paralisa o espírito...” E, em oposição àqueles que ensinam leitura dinâmica, Schopenhauer afirma que a leitura só é boa quando é bovina, quando leva à ruminação. Por tudo isso, não me sai da cabeça uma frase que um professor, meu amigo, afixou na porta da sua sala: “Havendo Deus colocado limites precisos à nossa inteligência, é profundamente lamentável que ele não tenha estabelecido limites também para a nossa estupidez.”

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial