quarta-feira, outubro 19, 2005


desIlusão:.

PORÉM, SE TIVERMOS FÉ, UMA PORTA SEMPRE SERÁ ABERTA PARA NÓS, NÃO TALVEZ AQUELA SOBRE A QUAL NÓS MESMOS NUNCA PENSAMOS, MAS AQUELA QUE DEFINITIVAMENTE SE REVELARÁ BOA PARA NÓS. [A. J. CRONIN]

Joseph Campbell diz: "Sempre me achei guiado por uma mão que não conseguia ver. Se você segue seu sonho, se coloca um caminho que foi feito sob medida para que possa desenvolver aquilo que sempre desejou fazer. A partir daí, começa a encontrar com gente que faz parte desse sonho, e as portas se abrem". É preciso coragem para fazer aquilo que desejamos, já que as outras pessoas têm planos para nós. Temos que ter consciência disso, para não nos perdermos de nosso sonho. Houve momentos em que desejei ter alguém que dissesse o que eu precisava fazer. Mas ser livre implica escolher seu caminho, e cada passo pode alterar todo nosso destino - o que nos dá um medo enorme. Mas hoje, olhando para trás, vejo que os meus dias foram perfeitos: aquilo de que precisava apareceu justamente quando era necessário.

Como diz Schopenhauer: "Quando você vê o que ultrapassou, tem a impressão de que seguiu um enredo já escrito. Entretanto, no momento da ação, parece que está perdido em uma tempestade: uma surpresa trás da outra, e muitas vezes sem tempo para respirar sendo obrigado a tomar decisões o tempo todo. Só mais tarde irá compreender que cada surpresa, cada decisão, fazia sentido".

Mesmo assim, nem sempre temos a coragem para tomar as réedeas de nosso destino. Conheci certa vez um Moço-menino, que acreditava que, após ter passado por uma paixão avassaladora e ter se destruido ali um pouquinho, poderia controlar todos os ditames de seu coração; afastava de sua vida tudo o que era desordenado, desajustado, apaixonado e caótico. Era melhor viver na forma ordenada e organizada que havia aderido, após o rompante amoroso do passado. Quando vi sua "escolha lógica" atual, tive vontade de rir alto, porque ela era exatamente "a cara de tudo o que sua mãe pedia". Pedante, arrogante, fútil, sempre pensando em seu ser e seu umbigo". O que havia acontecido é que, na fuga da paixão, tinha perdido seu sonho de "Amar e encontrar um Amor", e pasmem!, caído na armadilha daquilo que mais detestava. Ditado do Casamento Grego (o filme): Deixe seu passado ser parte de você, mas não o deixe impor quem você é hoje".

Não sei quanto tempo levará o moço-menino para perceber o "espelho de duas faces" que agora tem ao lado. Eu não posso mostrar a minha visão; é necessário que cada um ultrapasse ilusões e decepções. Que encontre a sua coragem. Às vezes é mais fácil passar a vida escondendo-se atrás de medos, em vez de mergulhar naquilo que mais nos desorienta, pois desconhecido. Os dados são lançados diariamente, e esse meu amigo não segue a vida, segue manual e regras de etiqueta. Para mim, viver ultrapassa entendimento, e Amor é bem mais do que artigo científico. É uma rendição a tudo aquilo que nos apavora, interiormente, confiando que alguém está ali, nos estendendo a mão. A desistência tem que ser uma escolha; e como lamento por cada alma que se apavora diante de nuvens escuras ou lágrimas em demasia, e prefere uma vida em cima do muro, no mesmo tom. Sempre.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial