quinta-feira, setembro 29, 2005


Veríssimo:.

Li esta semana do Luis Fernando Veríssimo - Jardim do Diabo, publicado em 1988. Não sou sua leitora contumaz, e talvez até crítica demais de seus textos, mas o que fazer se a biblioteca da cidade resolveu adquirir toda obra relançada deste escritor, e a querida bibliotecaria insiste que eu deva ler tudo, pra poder dizer e indicar o que é bom... É gostoso de ler, provoca muitas risadas, inclusive desopila o figado. Conta a história em três planos (ou mais), e o final o leitor decide. Sobre o inspetor Macieira, o caso do grego, ficção, realidade, e finalmente, tudo se confunde, e eu pelo menos nem consegui imaginar o que poderia ser, pois tantas probabilidades... É realmente uma aventura ler o Luis, de tragar a mente. Agora, devolvendo-o, vou ver o que "o céu" envia através da moça. Cada título e autor que jamais passaram por minha mente sequer virar a página, quanto mais ler e discorrer sobre...Sei que me espera Sandman e Casa de bonecas; e o Anel. Os outros dois, que os deuses da literatura me ajudem!

.....

Por que me lembrei do Jardim do Diabo. A cada novo capítulo o Estevão tentava comer rapidamente, pela manhã, antes de sua diarista chegar e melar com tudo, contando fatalidades de embrulhar seu lanche. Bebendo seu suco de tomate, chega a Maria e diz: meu tio está escarrando sangue pela boca. Pois é, hoje o caso de uma cliente, que entre consulta e perguntas, dizia o que acontecia com ela - Hoje fiz cateterismo, imagina você ter na boca que implantar dentes, pois tive que abrir a barriga pra fazer plástica... Era assim mesmo: pulando de assunto pra assunto, rapidamente. Nem o café consegui tomar.

1 Comentários:

Blogger LH disse...

Se você conseguir encontrar por aí, leia qualquer um das "Comédias da Vida Privada". É fantástico! E se um dia vier pro Brasil, te dou um DVD de presente com contos adaptados dele. É de chorar de rir!!!

Beijos.

4:08 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial