terça-feira, setembro 06, 2005


Respostas pra semana:.

Desarmamento
Se eu sou contra? ACERTOU. Se possuo arma? Nenhuma. Mas minha idéia sobre esse tal referendo se baseia nessa "ideologia": "Falsa é a idéia de utilidade que sacrifica mil reais vantagens por uma imaginária ou frivola inconveniência; aquela tomaria fogo dos homens porque ele queima, e água porque alguém pode se afogar nela; aquela não tem remédio para os males, exceto destruição. As leis que proibem o porte de armas são leis de tal natureza. Elas desarmam somente aqueles que não estão nem dispostos nem determinados a cometer crimes. Pode se supor que aqueles que tem a coragem de violar as mais sagradas leis da humanidade, as mais importantes do código, irão respeitar as menos importantes e arbitrárias, que podem ser violadas com facilidade e impunidade, e que, se obedecidas estritamente, colocariam um fim na liberdade pessoal-- tão querida pelos homens, tão querida pelos iluminados legisladores -- e sujeitariam o inocente a todos os tormentos que somente os culpados devem sofrer? Tais leis pioram a situação dos agredidos e melhoram a dos agressores; elas servem antes para encorajar do que para previnir homicídios, pois um homem desarmado pode ser atacado com maior confidência do que um homem armado. Elas devem ser designadas como leis não preventivas mas receosas de crimes, produzidas pela tumultuada impressão de alguns fatos isolados, e não pela refletida consideração das inconveniências e vantagens de uma lei universal."*

*Thomas Jefferson traduziu e copiou este trecho para a sua coleção pessoal de grandes citações. Beccaria, On Crimes and Punishments 87-88 (trad. H. Paolucci 1963), 1776, proposta para a 'Constituição de Virginia': "Nenhum homem livre deve ser privado do uso de armas."

Patriotismo
Diante de tal situação, agitar bandeiras na rua me desconsola. Meu filho pensa em ir ao desfile, por causa de uns pontos prometidos na nota final - a mesma coerção que usavam comigo. Na minha época, não havia quem portasse uniforme e marchasse, em honra de algo, apenas por nota. Continua assim. O meu lar é minha Terra. E essa terra é onde se encontra meu coração. Se aqui, na china, nova esperança, niterói, vitória ou Espanha não interessa. Alma cigana, de muitas reencarnações. Acredito nas pessoas, na bondade, no espírito de União. Mas não nesse país com este governo. Infelizmente, é dia de luto pra mim amanhã. Eu não sei o que faço numa pátria que não compartilha de meus principios - e fico a temer se esta pode me corromper, e de repente, algum dia, eu me tornar Beatriz Valéria, vivendo de Mensalinho.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial