sexta-feira, agosto 19, 2005


Uma questão que aflige:.


Em que consiste tratar as pessoas como pessoas, ou seja, humanamente? Resposta: Consiste em tentar colocar-se em seu lugar. Entender alguém como semelhante implica sobretudo a possibilidade de compreendê-lo a partir de dentro, de adotar por um momento seu próprio ponto de vista. É algo que só posso aprender de maneira muito romântica e muito duvidosa, com um morcego ou um gerânio, mas que, em compensação, impõe-se com os seres capazes, como eu, de manejar símbolos. Afinal, sempre que falamos com alguém, o que fazemos é estabelecer um terreno no qual quem agora é "eu" sabe que se transformará em "você", e vice-versa. Se não admitíssemos que existe algo de fundamentalmente igual entre nós (a possibilidade de ser para o outro, o que o outro é para mim), não poderíamos trocar uma única palavra. Onde há troca, também há reconhecimento de que de certo modo pertencemos a quem está diante de nós e queme stá diante de nós nos pertence... sou humano, disse um poeta latino, e nada do que é humano pode me parecer alheio. Ou seja, ter consciência de minha humanidade consiste em dar-me conta de que, apesar de todas as diferenças muito reais existentes entre os indivíduos, também estou de certo modo, dentro de cada um de meus semelhantes. Pra começar, como palavra...

Fernando Savater, Ética para meu filho. Imprescidivel!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial