sexta-feira, agosto 05, 2005


Promessas são dúvidas:.

Charlotte

Posso ter demorado, mas li e reli, e já posso dizer o quê achei. Não sou Paulo Francis, nem alguma escritora famosa, muito pelo contrário. Apenas amo as palavras. E não gosto muito de "puxar o saco de ninguém", apenas de ser sincera. Se doer, foi você que pediu. Se não gostar, deleta da mente, os outros não devem ter tanta influência sobre seus contos. Já vi que de loas você está cheio, portanto essa parte eu pulo. É mais fácil criticar, traço marcante da minha personalidade que detém o prazer da polêmica. De alguma forma, quando leio algo, imagino que vejo pelos olhos do escritor a magia daquele momento. Do seu sentimento ao sentar para colocar aquelas palavras ali. E eu sou muito exigente: geralmente quero tudo. Perfeição. Há erros de portugues, e pequenas trocas de palavras poderiam mudar o Universo inteiro do Romance Platonico. A palavra deve ser usada como isca, não como explicação. Muitos anos - doze - para alguém se contentar com imagem. Muitas datas. Pra poucas linhas. O questionava-se ficou muito "diverso" do lugubre do texto. "Tudo começou com dezoito anos" é péssimo. Fora isso, adorei o começo. A história, o enredo, a estrutura. Digamos, como P.L. que "Não fosse isso, e era menos. Não fosse tanto, e era quase". Bem, mas há anos pra chegar lá...E escrevo e pronto. Escrevo porque preciso, preciso porque estou tonto. Ninguém tem nada com isso. Eu escrevo apenas. Tem que ter por quê?"

Dá uma olhadinha Aqui e veja o que eu tenho que resumir e entender. Pra piorar, esse texto me fez sorrir, em meio ao meu mistério. Adoro isso: uma zorra total, pra falar de tudo ao mesmo tempo. Em grego! Ah, e peço ajuda: preciso de uma imagem que diga tudo que está ali, no dito-pelo-descrito do texto.

1 Comentários:

Blogger Rodrigo Medeiros disse...

Todo mundo gosta de elogios. Mente quem diz o contrário. Mas, por outro lado, fico sempre feliz ao ler críticas que apontam falhas naquilo que escrevi. Essa crônica, assim como as outras, foi feita descompromissadamente para efeito de exercício. O blog foi criado por mim e por um amigo para isso. Confesso que escrevo, reviso, troco palavras, canso-me e publico. Não confiro rigorosamente se fui fiel às normas gramaticais da nossa língua pátria, extremamente difícil. Até pq desconheço muitas. Sua crítica me deixou especialmente feliz, pois me fez querer melhorar, embora não concorde com todas as suas palavras. Espero poder contar sempre com tuas análises elaboradas. Sinceramente. Tua disposição em ler, analisar e redigir a crítica me tocou realmente.
Bjos, Anna.

3:36 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial