segunda-feira, agosto 22, 2005


Perguntas sem Resposta:.

Lei da Fila
O STJ confirma, o Procon faz a devida reportagem e diz que a partir de agora, cidadão (da minha cidade) não ficará na fila de banco por mais de 20' em dias normais. Hoje testei o novo slogan - e verifiquei porque alguns se acham brasileiros, e não devem desistir nunca. Pois, pois... nada funciona quando se trata de direito mínimo. O Bradesco me deixou numa fila de exatos 49' (provas testemunhais e recibo de horário/entrada - pois não há mais relógio por lá), e ao chamar o procon, ele demorou mais de 15 minutos e não apareceu. Cansei. Agora temos uma lei (que na prática não funicona e é desdenhada pelos funcionários de banco, que se matam de rir da sua cara), uma espera adicional (pelo procon, que demora mais que a fila). Sorte minha que eu não faço parte desse slogan. Porque lei é pra ser cumprida. Pelo menos deveria. Por aqui, se não cumprem, é porque a penalidade não existe.

Proibido fumar
O mesmo caso daquele professor de pós-graduação, que fuma embaixo de cartaz na Universidade, "e proibido fumar". Inquirido pela quebra de ética e de lei, ele vem com a máxima: "leis e regras são para serem quebradas. Assim advogado tem trabalho no país". Querem mais?

Usura
Apenas olhar o extrato bancário, e constatar que durante o mês o MBrasil me cobrou 12% de juros, ao utilizar o limite... Perguntei como?, se os demais bancos cobram de 4 a 7% (juridicamente falando). A resposta: Banco cobra quanto quiser, dona. Tem algum outro lugar pra eu morar, além daqui, nesse caos de corrupção e corruptos anti-éticos e mal-educados?

O Estrago
Peguei o livro de Clarice Lispector, "A paixão segundo G. H.", adoro ler de cabo a rabo, começando pelas abas introdutórias (como meu ex falava, sou leitora-de-orelhas). Começa por uma "apresentação", coisinha ridícula essa de tentar explicar o que não se escreveu, mas lá vai: primeira página, segunda, cancelei a tentativa. O texto era chatérrimo. Tese. Abominável. Seu eu fosse a Clarice, levantava do Além, e retirava discretamente todas essas folhas ridiculas. De quem o prodígio? Só podia ser de professora de literatura da USP.

O melhor livro lido na semana
Tempo de migrar para o norte, de Tayeb Salih, é maravilhoso. Delicioso. Não há como exprimir em palavras, só lendo. Vale cada minuto dependurado por ali. Porém, por favor: Não leiam as abas. Se já houvriam e leram algo de Miltom Hatoum, de repente podem ter idéia do que ocorreu. O labirinto de Borges perde. Uma coisa chata, pesada, misturando política e outras coisas mais, sem tempo pra falar do romance e da paixão que consome os dois personagens principais. Eu deixei meu livro sem asas. Quem poderia ter escrito uma introdução de orelha decente seria Clarice. Essa sim, compreenderia que ali não está somente uma revolta contra países, ou política. Iria além, e mergulharia na paixão.

Falsidade Abissal
Numa hora em que a gente toda hora se depara com notícias sobre a derrocada da ética, outro nome de político ladrão, o terrível mensalão, a ideologia-de-fachada do pt e sua queda diante dos queres-queres absurdos dos homens no Poder, outra coisa me faz parar e pensar, com Fernando Bonassi: "Haverá um outro tempo em que o desprezo não terá o ar de sua graça e nem a hereditariedade do sobrenome garantirá o emprego para os fihos mais queridos?" Numa hora em que eu achava que meu filho deveria ter pelo menos uma sombra de super-herói no pai, o que vejo são lágrimas, por desilusão e desgosto por falsidade. Como alguém falsifica salário para não pagar uma melhor escola para seu filho? Como em sã consciência, alguém frauda sua "história e vida", pra poder se dar bem socialmente, mesmo pisando em cima de seu filho? Eu, envergonhada, por um dia não ter reparado no oco que havia ali. Numa hora dessas, minha garganta fica cheia de vontade de dizer "todas as verdades", a moral do que é imoral pode ser que abra os olhos do pequeno, e ele veja que é no final que quitamos as contas. A bondade e a razão sempre contam; quando tudo acabar (não em pizza), há que se ver a resposta, ética e justa.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial