quinta-feira, agosto 18, 2005


as meninas-boazinhas:.

Lembram da Condessa de Ségur e Sofia? Crianças "bem-educadas" seriam crianças boas; "mal-educadas", crianças más. Ah, exclama Sofia, depois do episódio dos morangos e da cena de reconciliação com a boa Camila - se eu tivesse uma mamãe doce e boa, eu seria melhor! mas tenho medo de minha madrasta, ela não me diz o que devo fazer, mas me bate sempre. A criança má é alguém com quem se é mau; o maldoso é filho de infelicidade, filho da maldade de outrem. E a maldade é a vingança, reação de ressentimento à frustração (de amor ou de bondade). Criança espancada, criança maldosa? Não existe maior criança do que o cínico, e nem maior cínico que a criança. Como se o mal fosse "uma brincadeira de criança". Em Os desastres de Sofia, a grande cena dos peixinhos. Uma amostra de todas as contradições da perversidade e um cso da espécie que coloca o problema filósófico do mal. "Sofia pegou o sal, colocou-o em sua salada; ainda sobrou uma grande quantidade. Se houvesse alguma coisa para salgar - ela disse. Eu não quero salgar o pão, eu queria carne ou peixe... Oh! Que boa idéia! Eu vou salgar os peixinhos da mamãe; cortarei alguns em fatias com minha faca e salgarei alguns outros inteiros; como vai ser divertido! Que lindo prato isso tudo dará! Eis que Sofia não pensa que a morte chegará assim para os peixes; que estes sofrerão muito por serem salgados vivos, ou por serem cortados em fatias. Simplesmente age: E ao primeiro golpe da faca, os infelizes peixes retorciam-se despesperadamente, mas logo tornavam-se imóveis, porque morriam. Depois do segundo peixe, Sofia percebeu que os estava matando, ao cortá-los em pedaços. que mamãe vai dizer? - perguntou-se. Que vai ser de mim, pobre infeliz! Como fazer para esconder tudo isso?" Monstruosa inocência: não conhece leis, não sabe da morte, nem o que é imoral e não pode fazer.

Hoje, temos jovens de dezenove anos que queimam colegas que divergem de sua opinião. Matam-na, estrangulando, e pra apagar vestígios, queimar é o remédio. De onde sai tanto sangue frio? É da natureza do homem, ou a família destes queridos esqueceu do ensino e educação da moral e ética? De como conviver em sociedade? Seria a anormalidade o fato aqui, ou os exemplos do que ser bom e mau hoje escassearam-se? Quem serve de modelo para as crianças? Qual o poder da educação para deter assassinos e corruptos, se passam por faculdade (de direito), e não conseguem deter a busca pelo poder, riqueza e atos nefastos?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial