segunda-feira, junho 27, 2005


No altar, flores e Lembranças.

Tenho um ritual sacramentado. Incluo mais esse dia - 27/6, para dia de novena e lembranças. Pra sempre lembrar quem por aqui esteve, e deixou rastro de luz e amor. Devo muito por ter me dado esse Amor, que é tudo de bom que existe aqui, dentro de mim. Não sabia que existia vela pra novela, já destinada a durar nove dias - por causa disso aposento as de sete dias, que me davam dois dias "sem reza". Descobriram, e agora tenho esse acréscimo. Bem, Lá vou eu me curvar ao destino, e deixar meu coração andante me levar vida afora...

.:De onde e porquê tal crença
Eu sou da opinião do falecido Renato Russo - não preciso me explicar pra ninguém; porém como gosto de cultura e sociologia, misticismo e origem de crenças, um pouco da origem do ritual de antepassados. Para algumas doutrinas, os espíritos dos mortos vagueiam pelo espaço e visitam os parentes vivos. Nessas visitas ocasionais observam se a família está se lembrando deles; e caso estejam em esquecimento e o culto à sua pessoa não esteja sendo celebrado, males podem advir à família como doenças e dificuldades financeiras. Quando os cultos são celebrados com regularidade, ocorre o contrário, há prosperidade na família, as doenças desaparecem e os problemas conjugais são solucionados. Já para os mexicanos, En el ensayo “El laberinto de la Soledad”, Octavio Paz estima que la relación de los mexicanos con la muerte es muy especial, difícil de entender para otras culturas. El mexicano desprecia a la muerte, a la vez la venera. La celebración como hoy la conocemos, se debe al Beato Sebastián de Aparicio, quien la estableció en el año de 1563, en la hacienda de Careaga en las inmediaciones de Azcapotzalco, D.F., encontrando esta costumbre, fácil eco entre los indios quienes consideraban que de alguna manera había que honrar a sus difuntos.

A chama de vela da reza
direto com o santo conversa
ele te ajuda te escuta num canto
coladas no chão as sombras mexem
pedidos e preces viram cera quente

O chato do rappa

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial