domingo, junho 26, 2005


Estigmata:.

"Nossa história está impressa na minha pele, como as digitais dos meus dedos. Lembro que em dado momento ele lembrou de Dante e seus infernos, e nos colocou ali, no segundo círculo, almas açoitadas pelo negro vendaval, e pelo famigerado Minos. Leu em voz alta o trecho de Divina Comédia: Foi em um dia que líamos ambos as aventuras de lancelot e de como foi apanhado pela rede do amor. Estávamos sozinhos, sem pensarmos um no outro. Aquela leitura, porém, fez com que os nossos olhares se encontrassem uma e outra vez, e nossos semblantes empalidecessem. Na realidade, um trecho do livro tudo decidiu: aquele que diz que o divino sorriso da amada foi interrompido pelo beijo do amante. Meu inseparável amigo desde então a boca me beijou freemente. O livro decidiu nosso destino, naquele dia não o lemos mais. Era referência à Paolo e Francesca da Rimini, amor que levou-os a morte, assassinados pelo marido de Francesca e que também era o irmão de Paolo.

Foi então que nos separamos - tinhamos medo dessa sina. Mas é nele que penso ao subir as escadas desta casa tão imensa de vazio, é ele que ocupa toda a minha alma como se eu nào fosse mais do que um refúgio para as lembranças do que ele já fez, e é no calor da sua recordação que me aqueço. É isso que sou: um cofre, uma urna daqueles sonhos perdidos, do sonho de um amor que se gastou no tempo e nas estradas da vida, mas que ainda arde em mim, sob essa minha pele, com a mesma pulsação inquieta de quando trocávamos juras de amor.

Sim, sempre os homens se vão, para as suas guerras, para as suas lides, para conquistar novas terras, abrir túmulos e enterrar mortos. As mulheres é que ficam, é que aguardam 9 meses, uma vida inteira... Arrastando os dias feito móveis velhos, as mulheres esperam. Como um muro, é assim que uma mulher do pampa espera pelo seu homem. Que nenhuma tempestade a derrube, que nenhum vento a vergue, o seu homem haverá de necessitar algum dia de uma sombra quando voltar para casa. Se voltar ... Minha avó dizia isso ao contar das esperas pelo meu avô; e é sua voz que ecoa agora nos meus ouvidos.

Será que tomará susto quando me encontrar, espantado por me ver "tão diferente", em mim tanta serenidade lavrada a faca, moldada nesses dias de angústia e espera, em que o silêncio ainda é o melhor dos confortos e dos esconderijos? A tristeza por aqui é feito pó, quando se entranha numa casa não sai mais. É preciso cuidar para que a alma permanecesse arejada, apesar de tudo. Nunca acontece nada a um homem, que não seja semelhante a ele. Diante do espelho me vejo etérea, toda paixão, iluminando o planeta com o que detenho dentro de mim.

Histórias-retalhos de Casa das 7 mulheres, Divina Comédia e Maldades de uma Bruxa Boa, colcha pra fazer alguém dormir.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial