sexta-feira, junho 10, 2005


Como aprender a ser Buda:.

Diariamente o Universo me testa em meu cotidiano, para verificar o aprendizado das Leis Maiores sobre paciência, calma e amor. Os ápices desta semana:


Limpeza
A encomenda chegou: três livros-consolo - "Ps. Eu te Amo, Filtro Solar e Perto do Coração Selvagem [finalmente consegui comprar!]". Coloquei sobre a cama, todo o ritual para carimbar as borboletas, símbolo de tudo que me pertence, Beatriz ao lado maluquinha para por suas mãozinhas sobre os presentes. Estava suja de bolo de cenoura, e assim sujou meus tesouros.
- Querida, olha só o que você fez. Agora ele está sujo!

Saí para preparar seu banho; deixei a água enchendo a banheira, fui para a cozinha pegar um pano a fim de limpar a capa do livro. Nesse ínterim todo, lembrei de Dona Beatriz! Corri para ver o que a mocinha estava fazendo. No banheiro, junto ao vaso sanitário, ela com a mão dentro d'água. Cheguei perto e... surpresa! O livro novo - filtro solar, completamente encharcado, sendo afundado pela mãozinha também toda molhada.

- Beatriz, o que você está fazendo?
- Lavando o livo, mamãe. Bia sujo, Bia lava tudo. Bia sabe.

Sentei, contei até mil, e disse suavemente: filha, agora o livro morreu e vai ter que ir para o lixo. Veja o que acontece quando a gente molha ele. Então, quando você quiser limpar livros, pega o paninho seco que a mamãe tem aqui, e vamos dizer "tchau" pra esse livro.

--------------------------------------------------------

Releitura Temática
Nove da noite. Mãe, me ajuda a fazer um trabalho? "Filho, você tem que aprender a fazer sozinho. Sabe que a mamãe faz trabalho diferente, fica complicado e aí não te ajuda em nada". Mais tarde, dez horas: "Mãe, não consegui fazer o trabalho. Droga de temática".
- Sobre o que é, filho?
- Luiz Camões, 10 de junho é o dia de Camões. Eu tenho que saber um soneto dele, a temática que ele utiliza, o porque desta e o que ele versou na sua obra.
- Tudo isso? Ora, poetas escrevem sobre tudo, e eu não sou chegada em Camões. Lusíadas nem sequer chegou a me prender até o final. Só sei um poeminha dele: o mais famoso. "O amor queima mas não machuca risos..."
- Ah, mãe, ajuda... Vale metade da nota do bimestre e é pra amanhã.
- Por que não faz mais cedo? Por que não planeja? Agora são dez horas!
- Mãe, ajuda...
Meia-noite. "Filho, consegui. Acho que isso resume tudo. Veja se ficou legal". Sem resposta, olho para trás - dormindo, o anjinho. Arrumo tudo, e ajeito-o. Talvez Camões quisesse que eu me aprofundasse sobre suas obras...

----------------------------------

Da Educação e sua Falta

Horário de pico - estabelecimentos bancários lotados, eu atolada de coisas para fazer, pacientemente esperando uma vaga em estacionamento de banco. Atrás percebo que um senhor encosta seu carro. Puxo bem o freio de mão; é subida, e todo cuidado é pouco. Na espera, toca o celular. Atendo, e vejo que há um carro saindo, é minha a deixa. Coloco o celular no banco ao lado e... vejo o babaca atrás entrar na contramão, ultrapassar-me, quase atropelar o vigia que queria detê-lo, e estacionar seu carro na minha vaga. O vigia muito bravo: 'Senhor, a vaga pertence a moça. Isso é injusto." O camarada, imaginando que, ao portar roupas e acessórios de "bad boy" conseguiria apagar alguns de seus 55 anos, no mínimo, olha para mim e diz: "as mulheres sempre esperaram, e os homens conseguem tudo porque sabem agarrar a oportunidade. Principalmente quando elas namoram no celular". Fiquei sem fala - e o que pude fazer foi dar muita risada. Falei pro vigia não se incomodar - há tantos mal educados dispostos no mundo, atropelando a todos por uma reles vaga. não seria aquele que tiraria também o meu bom humor. E vagas sempre se abrem a cada momento.

Encostei o carro, desci, encontrei o Senhor Sem-educação na fila vip para atendimento, junto a gerencia. Passei indiferente, ousei cortar caminho e consegui antes dele ser atendida. Pois é, saí muito antes dele, porque com gentileza para com os outros o mundo caminha. Não pretendo me igualar a pessoas como ele, para disputar nada. A arte da gentileza é minha opção.

-------------------------------

Da Falta de Preparo
- Dr, preciso de um atestado médico de internação de tal paciente.
- Como? O que é isso? Quem é paciente?
- Dr., é seu paciente tal, o Senhor internou-o antes de ontem, e preciso de um atestado de tal ação, já que o hospital se nega a faze-lo.
- Atestado? Moça, não coneço tal pessoa. Sei lá o que você quer. Não tô nem entendo você nem ninguém hoje.
- Dr., tem certeza deque o Senhor fala português e se formou em medicina? Porque atestado médico, tenho certeza, ensinam por lá, e eu não estou falando grego.
- Bem, então vamos começar de novo. O que a Senhora quer mesmo?
- Falar com um Médico que saiba o que é Atestado. E que lembre-se dos seus pacientes.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial